AUTÁRQUICASBATALHA 2025

CARTA AOS BATALHENSES

Escrevo-vos como alguém que nasceu e cresceu com esta terra, que sente um profundo orgulho em fazer parte desta comunidade e que não consegue assistir, de braços cruzados, ao silêncio de um concelho parado. Sou um batalhense de coração e de ação — mas hoje, falo-vos também como candidato à presidência da nossa Câmara Municipal.

Apresento-me à população com uma convicção profunda: a Batalha merece mais. E, depois de quatro anos parada, não pode esperar mais um segundo para avançar.

Sei bem o que é crescer aqui. Foi no concelho que aprendi o valor da entreajuda, que descobri o associativismo e me liguei a ele de forma profunda, das associações locais às organizações desportivas, em tudo aquilo que faz da Batalha uma comunidade viva. Foi aqui que aprendi o que significa cuidar dos outros e construir em conjunto.

Com 32 anos de idade, praticamente toda a minha vida foi vivida na Batalha. Saí para estudar Economia em Lisboa e iniciar o meu percurso profissional. Voltei porque vejo o meu futuro na nossa vila e quero colocar ao serviço da Batalha tudo o que aprendi.

Durante a pandemia, estive onde era preciso: na linha da frente, próximo das pessoas. Mais tarde, criei a minha própria empresa e ajudei vários negócios da região a garantir os fundos comunitários. Tudo isto sempre conciliado com trabalho junto das associações e de política no Partido Social Democrata, que lidero desde 2022.

Sim, sou jovem. E sim, não é habitual vermos candidatos com esta idade liderarem projetos numa vila com o peso histórico da Batalha. Mas essa juventude não se confunde com falta de conhecimento — pelo contrário. Conheço profundamente as nossas quatro freguesias e conheço os problemas por resolver: obras inacabadas, dificuldade no acesso à habitação, falta de lugares nas creches, turismo com enorme potencial por explorar, zonas industriais estagnadas e na sombra dos projetos dos concelhos vizinhos, falta de investimento em infraestruturas desportivas e uma economia local que precisa de novo dinamismo.

Aquilo que a minha idade traduz é uma enorme vontade de projetar a Batalha para o futuro. E depois dos últimos quatro anos é inegável: é tempo de mudar.

Estamos a construir uma equipa competente, séria e comprometida. Pessoas como Nuno Almeida, Cíntia Silva, Célia Ferreirae Carlos Henriques, candidatos a vereadores, são batalhenses com provas dadas, com vontade de ouvir, trabalhar e fazer acontecer.

O mesmo se aplica ao nosso candidato à presidência da Assembleia Municipal, Luciano Gonçalves — um nome indissociável do associativismo e do legado desportivo da região, e que hoje leva o nome da Batalha aos mais altos patamares da sua área a nível nacional.

E claro, estendemos esse compromisso aos nossos candidatos às Juntas de Freguesia: Jorge Oliveira (Batalha), Luís Santos (São Mamede), José Augusto (Golpilheira) e Luís Carlos (Reguengo do Fetal). Quatro batalhenses reconhecidos, envolvidos e determinados a cuidar do que é de todos.

Apresentamos compromissos claros, realistas e projetos sólidos, que respondem às verdadeiras necessidades das pessoas.

Queremos uma Batalha mais viva
Com mais oportunidades para todos
Com uma Câmara Municipal que ouve e age

Para isso, contamos consigo. A nossa porta está aberta. Valorizamos todas as ideias e propostas que venham da sociedade civil. Dê-nos a sua opinião!

Junte-se a nós!

André Sousa

Candidato à presidência da câmara Municipal da batalha